quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

BRTracer - Mensagem [ Onde estão os mensageiros?]

https://www.youtube.com/watch?v=YGy_MHV1OiI&t=14s



Esse ainda é meu vídeo preferido!

As pessoas presentes no vídeo não foram apenas importantes para o meu desenvolvimento como tracer, mas também para o desenvolvimento do Parkour no Brasil de alguma forma.

Me lembro de ver esse vídeo em 2008/2009 e ter sido o ponto de virada da minha vida e da minha relação com o parkour. Lembro-me vagamente de treinos e pensamentos antes desse vídeo, não conseguia não sentir vergonha de mim mesmo depois de vê-lo.

Algumas duras palavras ditas nele moldaram minha visão e meu comportamento de modo que toda minha evolução e muito do que construí depois foi pautado nelas.

Todo o discurso do vídeo (inclusive a parte do Léo que não sabe como se expressar) tem muito valor pra mim, mas uma parte em especial é minha preferida e foi a que me nocauteou na época. É a fala do grande Mestre Thiago Belém (O gatão da capa). 
" - Eles procuram se sentir bem treinando, mas eles tentam provar isso pra terceiros...
Eles procuram ídolos, pessoas idolatradas que reconheçam o potencial deles mesmos.. Eles se esquecem..."
"- Eles tem que fazer o melhor por eles, não para os outros.. Não pode se esquecer." 

Os tempos mudaram, os treinos mudaram, os vídeos mudaram, as mensagens transmitidas mudaram, e infelizmente as pessoas mudaram. Os grandes inspiradores e 'sábios' da época tem vidas diferentes agora e pouco se envolvem na disseminação da prática e isso não é ruim, é ótimo! Eles nos ensinaram muito mas poucos da geração seguinte continuou o legado, e aos poucos, de geração em geração essa mensagem está se perdendo, ou sendo esquecida de ser transmitida.
Seja pelo David Belle, Yamakasi, PkGen, Thiago Belém, Alberto Brandão, Pedro Santigas, Duddu Rocha, ou qualquer outro que tenha dedicado tempo para viver e transmitir essa mensagem, se ela chegou até você, repasse-a!!

Não deixe esse responsabilidade para o próximo, seja grato aos mensageiros que vieram antes e retribua esse favor as próximas gerações.
Seja ensinando, ou por conversas informais, produzindo novos textos ou vídeos que agreguem valor, compartilhe seu conhecimento de alguma forma. Mas não em troca de likes ou seguidores, mas prol de uma comunidade unida, integra e viva.
É difícil eu sei, estou nessa luta ha algum tempo. Mas quanto mais gente menor o peso pra cada um carregar.
E você, o que acha disso tudo? O que podemos fazer pra mudar essa cultura e nos aproximar da cultura ideal (ou a que existia nos primeiros anos de parkour em Lisses) ?
Tem algum texto ou vídeo que marcou sua jornada?

Compartilhe conosco! 

E Curta a página Equilíbrio se você é do time que quer melhorar as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário